ATRAVESSAMENTO PEDONAL
Av. 24 Julho _ Rua Boqueirão dos Ferreiros _ Rua D. Luís I
Localização da Proposta
A proposta baseia-se na identificação de alguns problemas da cidade: como percorrer a cidade a pé? Como podemos melhorar os espaços públicos que ela oferece? Como conciliar a vivência pedonal e a viária?
Ao deambular pela cidade, o peão sofre uma grande pressão e corre alguns riscos... Um deles é o difícil atravessamento das pequenas, médias e grandes vias.
Com base neste problema, foquei a proposta de intervenção numa zona da cidade de Lisboa que frequento diariamente: o atravessamento da Av. 24 Julho / R. Boqueirão dos Ferreiros / R. D. Luís I e o vazio expectante existente no cruzamento destas vias.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpDT4YCOwRSvGSJ0bQ27AaDfyK4tXEFXO4XKVlRTkZqC_XltcHRjGGngLYIXEeDWeNpgtt6yDKtnv06VzHAIOsEoZIBWplbFlrIG3W7k4K1cGuyr4wBQEWSQHDBkk_OeU-1wbGhyphenhyphenO1AVM/s400/Localiza%25C3%25A7%25C3%25A3o+%252B+plano+de+interven%25C3%25A7%25C3%25A3o+preto2.jpg) |
Ortofotomapa_Localização_3 fases da Intervenção |
![](//3.bp.blogspot.com/-uWBssL3Gbl8/TuVjQZP6nkI/AAAAAAAAAAg/cO4xJ8lVEGY/s320/SAM_3009b.jpg) |
O EXISTENTE_espaço público_a pessoa_o automóvel
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![](//3.bp.blogspot.com/-A1ZBqTF_YfU/TuVjrGG89bI/AAAAAAAAAAo/7VqzXiEI-iI/s320/SAM_3822.JPG) |
O EXISTENTE_a pessoa e o automóvel numa comunhão desregrada |
![](//3.bp.blogspot.com/-wBlVZtYbX_E/TuVlHms4VaI/AAAAAAAAAAw/30YjWDgVTB4/s320/SAM_3819.JPG) |
O EXISTENTE_a vivência do espaço público desqualificado |
Proposta
A
intervenção divide-se em 3 pontos: desenvolvimento
de um eixo de atravessamento pedonal que abrange as 3 vias referidas,
marcado por um novo pavimento colorido a vermelho e elevado ligeiramente
relativamente ao asfalto, sinalizado por faixas laterais pintadas a branco; qualificação do espaço público com a criação
de um espaço permeável no espaço vazio existente, objectivado como um espaço de
descanso que gera um novo vínculo com a avenida 24 Julho; geração de uma nova via de
escoamento automóvel para a Av. 24
Julho, através da deslocação da existente
na Rua Boqueirão dos Ferreiros para uma perpendicular à Rua D. Luís I, do outro
lado do vazio urbano existente.
A
proposta tem como objectivo potenciar o
espaço público, tornando a vivência pedonal mais segura e aprazível para
quem deambula pela cidade, como forma de chegar à sua verdadeira essência.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhu68IHUVPq8uF0KXAR8HL8w6Z6zShZj9X0nZTl4qekFjZTPvZyVHTO_wU8784f0LhMHotIX41pRXZ5J0giBMUC1pmWOfCQNtHBQUA6L7i4U_AIdPpmFAIVnU4axuDQpFkp3rvlv1SSJMQ/s400/atravessamento+%252B+via+pedonal+%252B+descanso.jpg) |
EXISTENTE vs PROPOSTA
atravessamento_eixo 24 Julho/R. Boqueirão/R. D.
Luís I
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![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj55hNmfKGs8z46syhi4fiQG2LhPK5l_6tBBInalTTW9ngtF5xVKg08S1Ui7_VZkMqErJCCW4y71jQVUlQzOkXKtrV6bnvBjf7dJ7pLSJf-t5Hc9OIXtpBuo9VRiHnuUsQVKhokxuxFEtM/s400/descanso+%252B+via+pedonal+%252B+nova+estrada.jpg) |
EXISTENTE vs PROPOSTA
via pedonal + zona de descanso + nova estrada (R. Boqueirão)
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![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjg99H69uOmyZDS7ymF5dmKWI6zwiSZ8AFtb_oiB-0nVfopi8aPHKNXg5gSdsaCMqW7ppVRKi613zO7Hk1Mak4q90AR2NRBgmqNagcZVIV4LbcGcJdHuZrKe9gWeWosCFuThV8QTvTlZSs/s320/SAM_3003.JPG)
![](//4.bp.blogspot.com/-EexbAxcJavw/Tv3nKj7FrkI/AAAAAAAAAEQ/LqEGvh7LKdc/s400/via+pedonal+%252B+atravessamento.jpg) |
EXISTENTE vs PROPOSTA
atravessamento + via pedonal (R. Boqueirão + R. D. Luís I)
ATRAVESSAMENTO
PEDONAL
Av. 24 Julho
2ª Fase da Proposta
Nesta
2ª fase da proposta a intervenção aborda o atravessamento e a vivência pedonal
e automóvel da Av. 24 de Julho de forma mais consistente.
Em
vez de somente um, são marcados vários
eixos de atravessamento pedonal que ligam a avenida e suas perpendiculares.
A marcação destes eixos é feita com pavimento colorido a vermelho.
Para
criar um desaceleramento deste troço da
avenida são marcadas faixas brancas, cuja distância entre si aumenta ou
diminui de acordo com a aproximação ou distanciamento das zonas de
atravessamento pedonal.
Numa
2ª abordagem, relativamente à vivência pedonal deste espaço público, são suprimidas 2 faixas de rodagem de cada
lateral da avenida. Esta operação diminui o número de faixas a serem
atravessadas e desenvolve zonas de
descanso e sombra ao longo deste troço, através de uma repavimentação (calçada)
e colocação de canteiros com vegetação rasteira e árvores.
No
seu conjunto, a proposta procura requalificar a vivência pedonal deste espaço público,
tornando-o mais seguro e calmo, para quem chega, passa ou pode descansar nesta
zona da cidade tão movimentada.
Ortofotomapa_Localização_Intervenção
Supressão das faixas de rodagem_Criação de zonas de descanso e sombra_Zebra de desaceleração
Sentido Cascais/Lisboa
Supressão das faixas de rodagem_Criação de zonas de descanso e sombra_Zebra de desaceleração
Sentido Lisboa/Cascais _ Junto à Praça da Ribeira
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