A zona de intervenção situa-se entre a Avenida Infante Dom Henrique e a Rua da Alfandega, paralela a LINHA DO RIO.
São três lugares sem vida que carecem de uma direcção, sendo utilizados somente como parque de estacionamento e possuindo apenas um mínimo de vegetação na Praça das Cebolas. Ainda assim é uma zona importante já que está rodeada de edifícios históricos e está perto da Baixa, de Alfama e do rio tejo.
A proposta consiste em rehabilitar estas três zonas relacionando-as entre si, mediante duas acções:
1. A PAVIMENTAÇÃO para lhes dar um uso pedonal, criando um conceito mais claro de praça e eliminando assim o seu uso como estacionamento.
2. A introdução de uma série de PULMÕES de VEGETAÇÃO que avivam a zona.
O desenho destes pulmões baseia-se na FORMA ELÍPTICA DOS CARRIS DO ELÉCTRICO ao penetrarem na Praça das Cebolas, cuja área lamentavelmente só se utiliza para estacionamento automóvel.
O objectivo é transformar este espaço numa zona verde, e reproduzir este padrão vegetal nos três espaços da intervenção para desta forma os relacionar, dando mais vida à zona.
O material utilizado é o mesmo tanto para a pavimentação como para os recipientes de vegetação, de modo que o chao seja aquele que crie estes pulmões. Isso pode ser algum tipo de pedra, de mármore ou concreto.
Sem comentários:
Enviar um comentário