análise
O Vale de Alcântara perdeu com o tempo as suas qualidades. Rasgado pela Av. de Ceuta , apenas recentemente o seu limite se viu desapropriado das construções precárias que nela foram surgindo.
análise_áreas indefinidas |
Após a demolição destas edificações, o vazio abandonado proporcionou à população percorrer, ainda que com alguma dificuldade, a inclinação da colina. Estes percursos de pé posto foram ficando mais marcados, aumentando de dimensão, cicatrizando a colina.
proposta
proposta_múltiplos espaços públicos |
Tendo como pretensão o vencimento das cotas, e tornando base os percursos já criados, a aplicação de uma malha ortogonal composta por plataformas proporcionaria um percurso confortável assim como espaços que poderiam servir a população em redor; como horta comunitária, como parque, como campo de jogos, funcionando quase como um "quintal" público, restruturando toda a vivência daqueles espaços, não aproveitados agora.
Ao criar estas duas âncoras, a zona habitada da colina ficaria rematada, tornando habitável todo o espaço nelas contido, retirando aqueles espaços o seu potencial marginalizador.
Sem comentários:
Enviar um comentário