A intervenção resume-se a uma redução de escala do Largo a nível de área viária.
Verificando as situações anómolas, o Largo é caracterizado por estar parcialmente rodeado de contruções ilegais, que cercam o Largo. Verifica-se a questão da escala. Este contém 40 metros entre as duas margens e 36 metros entre outras duas margens, criando um grande vazio na confluência destas cinco ruas, sendo perigoso o seu atravessamento pedonal, visto que as margens não estão próximas umas das outras.
Como o Largo detém estas dimensões, promove o estacionamento abusivo e desordenado dentro deste em vez de estar ao serviço das pessoas, alastrando o estacionamento ainda para a calçada de Santo Amaro que liga à igreja do lado nascente.
A proposta de intervenção visa melhorar as situações acima mencionadas.
No lugar das construções clandestinas, é proposto um parque urbano, adjacente a um parque de estacionamento que sirva as exigências neste ponto da cidade. O parque estender-se-à para o interior do Largo com um novo pavimento onde só é possível o seu uso pedonal e com isso aproximar as margens do Largo, promovendo os seu atravessamento seguro, excluindo o estacionamento ilegal dentro do Largo. Duas passadeiras irão unir-se a este lado que se estende (nascente, como está evidenciado na figura em amarelo), continuando a haver a mesma circulação de trânsito com os mesmo sentidos.
O mesmo pavimento que contamina o Largo vai estender-se pela Calçada de Santo Amaro que encaminha para a igreja, suprimindo a via com este pavimento e com isso evitando o estacionamento até ao Largo da igreja, acrescentando largura ao passeio e reduzindo área à zona viária, promovendo o abrandamento dos automóveis e a velocidade baixa neste local, preparando os condutores para a entrada no Largo de Santo Amaro, com a nova proposta já definida, com uma velocidade reduzida.Vista aérea da intervenção
Vista da travessa da Conde da Ribeira
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