domingo, 5 de junho de 2011

Largo de Santo Amaro - Redutor de escala

O lugar proposto para uma intervenção de melhoria na cidade de Lisboa é o Largo de Santo Amaro.
Ponto de confluência de 6 ruas.
O seu desenho débil para questões relacionadas para o peão, levam a reorganizar este elemento da cidade, de modo a que automóveis, transeuntes e envolvência se reformulem num espaço público coeso e funcional, na cidade de Lisboa.

A intervenção resume-se a uma redução de escala do Largo a nível de área viária.

Procura do equilíbrio entre sistema viário e pedonal.



Verificando as situações anómolas, o Largo é caracterizado por estar parcialmente rodeado de contruções ilegais, que cercam o Largo. Verifica-se a questão da escala. Este contém 40 metros entre as duas margens e 36 metros entre outras duas margens, criando um grande vazio na confluência destas cinco ruas, sendo perigoso o seu atravessamento pedonal, visto que as margens não estão próximas umas das outras.

Como o Largo detém estas dimensões, promove o estacionamento abusivo e desordenado dentro deste em vez de estar ao serviço das pessoas, alastrando o estacionamento ainda para a calçada de Santo Amaro que liga à igreja do lado nascente.

A proposta de intervenção visa melhorar as situações acima mencionadas.

No lugar das construções clandestinas, é proposto um parque urbano, adjacente a um parque de estacionamento que sirva as exigências neste ponto da cidade. O parque estender-se-à para o interior do Largo com um novo pavimento onde só é possível o seu uso pedonal e com isso aproximar as margens do Largo, promovendo os seu atravessamento seguro, excluindo o estacionamento ilegal dentro do Largo. Duas passadeiras irão unir-se a este lado que se estende (nascente, como está evidenciado na figura em amarelo), continuando a haver a mesma circulação de trânsito com os mesmo sentidos.

O mesmo pavimento que contamina o Largo vai estender-se pela Calçada de Santo Amaro que encaminha para a igreja, suprimindo a via com este pavimento e com isso evitando o estacionamento até ao Largo da igreja, acrescentando largura ao passeio e reduzindo área à zona viária, promovendo o abrandamento dos automóveis e a velocidade baixa neste local, preparando os condutores para a entrada no Largo de Santo Amaro, com a nova proposta já definida, com uma velocidade reduzida.


Vista aérea da intervenção

Vista da travessa da Conde da Ribeira





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