MIGUEL ESTEVES
A escolha da Rua Rodrigo da
Fonseca partiu de vários aspectos que despertaram para a necessidade de
intervir. Sendo a rua um eixo central do bairro onde se encontra, é nela que
estão localizados a maioria dos serviços comerciais que servem a zona e que
sempre existiram desde a construção do bairro. O comércio de rua é um dos
principais elementos que torna um conjunto urbano sem identidade num bairro.
Existe assim, a necessidade de favorecer e incentivar esta actividade.
Nesta zona encontram-se dois dos hotéis mais importantes de Lisboa. Assim, surge também a necessidade de favorecer o espaço público não só para os habitantes do bairro, mas também para os hóspedes dos hotéis.
Outro problema que este projecto propõem resolver é o facto desta zona ser reconhecida como uma zona de prostituição. Ou seja, ao concretizar esta proposta acredita-se que o urbanismo pode realmente influenciar os comportamentos da população na cidade, alterando o ambiente, as rotinas, os bons e os maus hábitos.
Dado à sua localização esta zona é utilizada como zona de atravessamento viário, porque liga vários pontos importantes da cidade.
Nesta zona encontram-se dois dos hotéis mais importantes de Lisboa. Assim, surge também a necessidade de favorecer o espaço público não só para os habitantes do bairro, mas também para os hóspedes dos hotéis.
Outro problema que este projecto propõem resolver é o facto desta zona ser reconhecida como uma zona de prostituição. Ou seja, ao concretizar esta proposta acredita-se que o urbanismo pode realmente influenciar os comportamentos da população na cidade, alterando o ambiente, as rotinas, os bons e os maus hábitos.
Dado à sua localização esta zona é utilizada como zona de atravessamento viário, porque liga vários pontos importantes da cidade.
Assim a
proposta consiste em melhorar o espaço público da Rua Rodrigo da Fonseca,
condicionando o trânsito com um só sentido. Criando exclusivamente dois
atravessamentos horizontais do bairro. É proposto que o transito na Rua Rodrigo
da Fonseca ganhe exclusividade para o transito local, dada a nova morfologia da
rua. Com o estreitamento da circulação viária, há um aumento do espaço público
do bairro, que favorece o comércio de rua e melhora a qualidade de vida. A
circulação viária no bairro torna-se propositadamente mais complicada, a fim de
quebrar o atravessamento contínuo e de reduzir o trânsito nocturno.
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