domingo, 11 de dezembro de 2011

Urb-Conectividade

Espaço Público = Permeabilidade

Rua do Passadiço | São José | Lisboa

A proposta estabele um novo espaço público que premeia a interacção entre a população local e reacenda a vida comunitária, num bairro que é caracterizado por encontrar-se "fragmentado" nas suas relações sociais.
Na organização deste novo espaço, uma escadaria estabelece relação física com a cota superior, acção impossibilitada pela a existência de um muro e de um pedaço de território bastante acidentado.
É na domesticação / acessibilidade e no retirar proveito máximo da topografia que a a proposta também pretende estabelecer uma nova relação com a cidade / paisagem, essencialmente com o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa.

Secção #01 | Subtracção = Permeabilidade | Topografia = Miradouro





2. ª Proposta ;


" The determining factor is the degree to which my interventions can transform the structure act in to an act of communication "

Gordon Matta Clarck

A proposta é uma provocação e uma chamada de atenção para os inúmeros espaços em estado de abandono que se verificam em Lisboa. Estes devem pertencer e serem usufruídos pela cidade. O acto desconstrutivo revela a matéria do muro, mas principalmente devolve este espaço à cidade. Os dois vazios criam passagens, passagens essas que revelam novas perspectivas para a cidade. 


    Concept Collage


Diagrama 1 ; Desconstruir

Diagrama 2 ; Passagens

Diagrama 3 ; Plataformas

Proposta 


Ambiente Urbano







Sem comentários:

Enviar um comentário