domingo, 11 de dezembro de 2011

De volta ao passado... | Cais do Sodré_II Parte














Cais do Sodré_1928


O lugar

O Cais do Sodré caracteriza-se por ser um local de paragem de transportes públicos, tornando-o um potencial ponto de encontro e de estadia na cidade, que, contudo, se encontra descuidado ou apenas esquecido.
No passado, este local servia de ponto de encontro e estadia de viajantes devido à sua localização estratégica. Actualmente serve um estacionamento, numa parte, e noutra um fraco espaço verde descaracterizado. Devido à sua localização é um espaço com grande potencial que, bem organizado, pode ser vivido de forma intensa.

















Ortofotomapa da zona de intervenção


A proposta

A proposta tem como objectivo, numa primeira abordagem, a eliminação do estacionamento pré-existente, criando assim um espaço verde, que é rompido por percursos que rasgam dentro do mesmo. Numa segunda abordagem pretende-se repavimentar toda a área de intervenção, com inclusão de mobiliário urbano, devolvendo características que o local perdera.

Esta proposta pretende consolidar o projecto ainda por construir situado á frente do arsenal da marinha.

Deste modo o novo espaço público quer ser uma peça 
aglutinadora, que introduz um novo espaço e ao mesmo tempo liga e comunica com o pré-existente e com os projectos de requalificação da frente ribeirinha.


















Esquema da proposta | retirar o automóvel |
devolver o espaço ás pessoas como no passado




Fotomontagem_pré-existente




Fotomontagem_proposta

Sem comentários:

Enviar um comentário